13ª edição da Bienal do Mercosul inicia nesta quinta-feira

0

Com data para iniciar nesta quinta-feira (15), a 13ª edição da Bienal do Mercosul deve ir até o dia 20 de novembro e contar com obras de mais de 100 artistas, de 23 países, distribuídas em diversos espaços culturais.

A abertura da 13ª Bienal do Mercosul acontece nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, em Porto Alegre. O evento que reflete e apresenta temáticas atuais e pertinentes por meio da criação de artistas do Brasil e do exterior terá obras distribuídas em diversos espaços culturais da cidade. São trabalhos de mais de 100 artistas, de 23 países.

Nesta edição, a temática reconhece nos traumas – individuais ou coletivos – o maior combustível da arte de todos os tempos e entende os sonhos como um estratagema para a fuga, por meio da ativação do onírico, dos sonhos e dos delírios. Assim, a vivência traumática coletiva impulsiona a criação artística para um novo território.

A Bienal contará com um núcleo histórico de obras de outras edições no Memorial do Rio Grande do Sul. O curador-geral, Marcello Dantas, os curadores adjuntos Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano e a curadoria pedagógica de Germana Konrath possuem boas expectativas para o evento.

Quando e onde acontece a Bienal em Porto Alegre

A 13ª edição da Bienal do Mercosul acontece de 15 de setembro a 20 de novembro em diferentes espaços culturais de Porto Alegre. A entrada é gratuita em todos os espaços, que inclui o Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Farol Santander Porto Alegre, a Fundação Iberê Camargo, o Instituto Ling e Instituto Caldeira, entre outros, além de um circuito no Centro Histórico.