40 milhões de brasileiros poderão receber dinheiro esquecido do governo! Saiba quem tem direito

De acordo com o Banco Central (BC), 40 milhões de brasileiros tem direito a receber dinheiro esquecido do governo. A partir desta terça-feira (28), os cidadãos já podem verificar se estão enquadrados nesse grupo através do site Valores a Receber (SVR).

Basta acessar o portal e preencher alguns dados e então você pode conferir se tem direito aos recursos. Os saques já estarão disponíveis a partir do dia 7 de março. Confira abaixo mais detalhes sobre a liberação do dinheiro e quem tem direito.

Como saber se tenho algum dinheiro a receber?

Primeiramente, é preciso acessar o site do Sistema de Valores a Receber, através deste link. Uma vez no portal, você deve clicar na opção “Consulte se tem valores a receber’. Em seguida, será preciso informar seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento. Depois, é só clicar em “Consultar”. É possível também conferir as informações de uma pessoa falecida. Caso o resultado seja positivo, será informado qual a instituição responsável pelo pagamento e quanto você deve receber.

Segundo informações da Agência Brasil, o dinheiro liberado no sistema inclui contas-correntes ou poupança encerradas; tarifas cobradas indevidamente; parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; e cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito.

Foram adicionadas novas fontes de recursos com a nova versão do sistema: contas de pré ou pós-pagamento encerradas, contas de registro mantidas por corretores e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. A nova fase traz também outras atualizações em relação à anterior, como a possibilidade de todos os usuários fazerem a consulta no mesmo dia, além de impressão de telas e protocolos de solicitação.

Cuidado com golpes

O Banco Central alerta para a possibilidade de golpes envolvendo o Sistema de Valores a Receber. De acordo com as recomendações da instituição, o único site onde é possível consultar os valores é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/. É importante ressaltar que sua senha e pagamentos nunca serão solicitados.

O BC também avisa que não enviará links nem entrará em contato com nenhum cidadão à respeito de valores ou dados pessoais. Segundo o alerta, apenas a instituição que está listada no Sistema de Valores a Receber poderá entrar em contato de forma individual.