Novas regras para o consignado dos beneficiários do INSS, saiba o que mudou!

O Instituto Nacional do Seguro Social publicou a instrução normativa 131 e, desde a última segunda-feira (28) novas regras para o empréstimo consignado entram em vigor e prometem trazer vantagens aos funcionários de empresas, órgãos públicos, pensionistas e aposentados do INSS.

Uma das principais mudanças é a porcentagem permitida para que aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer com a parcela do empréstimo. Agora, o beneficiário pode comprometer até 40% da sua renda líquida, sendo 35% para empréstimo e 5% para cartão de crédito.

Ou seja, para quem possui uma renda mensal de um salário mínimo (R $1.212,00), pode comprometer um valor máximo de R $424,00 com a parcela do empréstimo e R $60,60 com cartão de crédito.

Além da mudança na porcentagem, o número de parcelas também mudou. Agora, o número máximo de parcelas passou de 84 meses para 72, totalizando 6 anos para quitar a dívida.

O valor da taxa de juros também mudou. A partir de janeiro deste ano, a taxa de juros para empréstimo passou a ser de 2,14% e para cartão de crédito 3,06%.

Empréstimo para BPC/LOAS

A medida provisória amplia o acesso a crédito consignado aos segurados da Previdência Social. Agora, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS poderá contratar empréstimo e financiamento com empréstimo consignado ao benefício. Leia mais detalhes aqui https://infodiretas.com.br/consignado-bpc-loas-veja-os-detalhes/

Condições exigidas para solicitar um empréstimo consignado

  • ser aposentado ou pensionista permanente do INSS ( o benefício deve ser permanente)
  • ser funcionário de uma empresa ou órgão conveniado da Caixa Econômica Federal;
  • o valor da prestação não pode ser maior do que 35% do salário ou benefício mensal, dependendo da adesão do convênio;

A aprovação do empréstimo está sujeita a análise de crédito do cliente. 

Vantagens do novo empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade vantajosa por ser uma opção segura, ter a taxa de juros mais baixa do mercado e a possibilidade de obter um crédito com um valor maior. Além disso, pessoas com o nome sujo podem contratar crédito nessa modalidade.