Pesquisa para presidente 2022 no Rio Grande do Sul
Uma pesquisa realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) revelou a intenção de voto dos gaúchos para presidente em 2022. Você já imagina qual candidato à presidência tem mais chance de vencer no Rio Grande do Sul? Confira abaixo.
Segundo a pesquisa do Ipec, divulgada nesta semana, um candidato está liderando a disputa eleitoral no estado, enquanto outros dois tiveram um empate técnico. O estudo segue a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Foram ouvidas 1.008 pessoas entre 12 e 15 de agosto em 56 municípios do Rio Grande do Sul.
De acordo com a maior parte das respostas dadas pelos gaúchos, Lula (PT) é quem lidera as eleições no Rio Grande do Sul. Jair Bolsonaro, atual presidente da República, aparece em segundo lugar com 35% da intenção de voto.
Ciro Gomes (PTB) é o terceiro candidato do ranking divulgado pelo Ipec. O candidato do Partido Trabalhista Brasileiro tem 7% da intenção de voto dos gaúchos.
Considerando a margem de erro estipulada, dois candidatos tiveram um empate técnico. Simone Tebet (MDB) e Vera (PSTU) apareceram, respectivamente, em 2 e 1% das respostas dos gaúchos. Nove candidatos tiveram um empate técnico com a mesma porcentagem. Constituinte Eymael, Felipe d’Avila, Léo Péricles, Pablo Marçal, Sofia Manzano e Soraya Thronicke têm 0% da intenção de voto no Rio Grande do Sul.
O candidato Roberto Jefferson (PTB) não fez parte da pesquisa pois, segundo o Ipec, quando o estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do político ainda não havia sido oficializada e portanto faltavam informações.
Candidatos ao cargo de presidente 2022 e intenção de voto no Rio Grande do Sul
- Lula (PT): 40%
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0%
- Felipe d’Avila (Novo): 0%
- Léo Péricles (Unidade Popular): 0%
- Pablo Marçal (PROS): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 7%
Qual a data da pesquisa para presidente divulgada?
Foram ouvidas 1.008 pessoas entre 12 e 15 de agosto em 56 municípios do Rio Grande do Sul. Trata-se de um recorte da primeira quinzena de agosto.
Bolsonaro ou Lula: quem vence no Rio Grande do Sul?
Na pesquisa Ipec, a diferença está apertada. Lula (PT) lidera com 40% e é seguido por Bolsonaro com 35%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, fazendo com que o resultado se aproxime de um empate técnico.
Pesquisa presidente no Rio Grande do Sul
A pesquisa Ipec traz o seguinte resultado (referente a 12 – 15 de agosto): Lula 40%; Jair Bolsonaro 35%; Ciro Gomes 7%; Simone Tebet 2%; Vera 1%.