Passo-fundense cria réplica de barco usado por Garibaldi e inicia jornada até SC

O professor Antônio Carlos Rodrigues, de Passo Fundo, embarcou em uma importante empreitada histórica ao iniciar a construção da réplica do barco Seival, utilizado em 1839 por Giuseppe Garibaldi.

Na tarde desse sábado (10), a embarcação começou sua jornada saindo de Porto Alegre até Laguna, em Santa Catarina, onde originalmente o barco rumou para a tomada da cidade. O barco navegou no rumo de Rio Grande, impulsionado apenas por suas velas. 

A réplica foi construída pelo professor de Passo Fundo que se baseou no projeto original de construção e não interrompeu a obra nem mesmo com a chegada da pandemia. A criação da réplica do famoso barco tem como objetivo manter viva a história de Garibaldi, o herói de dois mundos, no imaginário popular.

O Seival já realizou diversos trajetos dentro da Lagoa dos Patos com o auxílio de um motor de combustão para auxílio. No entanto, a construção de Antônio se mostrou eficaz ao utilizar apenas o vento, alcançando velocidade de 4.4 nós no sábado. O professor reforçou que o barco tem mostrado bom desempenho, sem nenhum problema durante as navegações.

Segundo Antônio Carlos Rodrigues, o Seival, após passar por Rio Grande, seguirá para São José do Norte entre esta segunda-feira (12) ou terça-feira (13). Em sequência, a embarcação navegará para Laguna. Na cidade catarinense, o Seival participará de uma encenação da tomada feita por Giuseppe. O evento foi idealizado pela prefeitura do município com o apoio da Fundação Anita Garibaldi.