Carnaval pode causar nova onda de Covid-19 no Brasil?
Depois do tormento causado pela Covid-19, o Carnaval, umas das épocas festivas mais queridas pelos brasileiros, voltará a animar as ruas e a casa de muitas famílias do Brasil. Entretanto, muitos têm se perguntado se o país não corre risco de sofrer uma nova onda do vírus após as aglomerações no Carnaval.
O que os especialistas dizem sobre a proliferação da Covid-19 durante o Carnaval?
Segundo o infectologista e vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Marcelo Otsuka, os casos da doença irão aumentar no Carnaval. “Com certeza teremos mais casos (de Covid no carnaval), mas não dá para ter certeza se teremos mais óbitos e mais pacientes internados em UTI (unidade de terapia intensiva)”, diz.
A infectologista Raquel Stucchi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), acredita que as pessoas estarão mais seguras por conta dos acontecimentos recentes em relação ao vírus. “A expectativa é de que a gente não tenha uma grande repercussão (na pandemia) em relação ao carnaval.”, diz.
A infectologista completa dizendo que as chances de quadros graves surgirem após o Carnaval são pequenas: “Quase a totalidade das pessoas presentes nas festividades de carnaval e em aglomerações deve ter tomado possivelmente duas doses da vacina, no mínimo, e está na faixa etária de jovem adulto. São pessoas que normalmente não têm nenhuma comorbidade importante e para quem o risco de quadros graves é muito pequeno.”
Dicas para se prevenir da Covid-19 no Carnaval
No Carnaval é difícil evitar a aglomeração. Entretanto, atos simples como carregar um álcool em gel, a fim de higienizar as mãos frequentemente e manter distância de pessoas com febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, falta de ar, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos, são formas eficazes de evitar o vírus da Covid-19.
Além disso, é importante que evitar tocar nos olhos, bocas e nariz após andar de transporte público ou tocar em objetos como maçanetas.