Bairro rural do RS pode ser eleito a melhor vila turística no mundo
Um bairro rural do Rio Grande do Sul pode ser eleito como a melhor vila turística do mundo. Lomba Grande, em Novo Hamburgo, foi selecionada pelo Ministério do Turismo como a única representante do RS e uma das cinco em todo o país para participar em um concurso promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT)
Além de Lomba Grande, foram selecionadas também as vilas de Tuiuti e Caraguatatuba, em São Paulo, a Vila de Entre Rios (PR) e Dona Francisca (SC). Apenas duas continuarão até a próxima fase do concurso da OMT. Confira abaixo mais informações sobre a premiação.
Vila do Rio Grande do Sul é selecionada para concurso internacional
A vila de Lomba Grande, localizada na zona rural de Novo Hamburgo, é descrita pelo Ministério do Turismo como uma região com “belas paisagens e uma natureza preservada com incríveis roteiros turísticos”. Segundo um comunicado do órgão, o local é uma “experiência perfeita para usufruir da tranquilidade e experimentar uma gastronomia diversificada”.
Lomba Grande é um conhecido ponto turístico rural do Rio Grande do Sul: a vila conta com piscinas naturais, sítios, atrações religiosas e um forte comércio coureiro-calçadista. A cidade possui uma ligação histórica com a cultura alemã, relação nascida do processo de imigração da região.
De acordo com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o reconhecimento trazido pela premiação da OMT é um incentivo para garantir a continuidade de investimentos em infraestrutura turística, na capacitação de profissionais e na preservação do meio de ambiente. Ela afirma que o objetivo é “aprimorar ainda mais a experiência dos visitantes e fortalecer a competitividade de nossas vilas no mercado global”.
Em uma assembleia geral em outubro, a organização da OMT selecionará dois representantes para concorrer à premiação. Os destinos serão promovidos com um selo que representam a sua qualidade.
Imagem: Fernando Gomes / Agencia RBS