Não é Gramado! Saiba qual cidade do RS está disputando CONCURSO de turismo
O estado do Rio Grande do Sul conta com diversas cidades turísticas famosas entre os visitantes, como é o caso de Nova Hamburgo, que representará o Brasil no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas”, da Organização Mundial do Turismo.
O bairro rural de Nova Hamburgo, Lomba Grande, único município gaúcho a participar, está entre as cinco vilas turísticas brasileiras, selecionadas pelo Ministério do Turismo para o concurso.
As demais vilas são Tuiuti e Caraguatatuba (SP), Vila Entre Rios (PR) e Dona Francisca (SC). A disputa vai até outubro, quando a OMT divulgará o resultado.
Vencedor recebe reconhecimento
De acordo com a coordenadora-geral de Produtos Turísticos do Ministério de Turismo, Fabiana de Melo Oliveira, o selo oficial da organização prova a excelência do município e seu compromisso com a preservação cultural e natural.
Sendo assim, os vencedores do concurso terão uma visibilidade significativa quanto aos visitantes, bem como a promoção de valores rurais e comunitários.
Além disso, as vilas vencedoras têm acesso ao programa de apoio oferecido pela OMT, que inclui a participação em uma rede de trocas de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento de novas atratividades do turismo rural.
Lomba Grande, em Nova Hamburgo
Participante do concurso, Lomba Grande é a parte rural de Nova Hamburgo, sendo o seu maior e mais antigo bairro. O local se trata de uma oportunidade para quem busca respirar ar puro e praticar atividades em meio a natureza.
O turismo rural da região é marcado por comércios, várias opções de lazer e hospedagem diferenciadas. O ponto é ótimo para andar de bicicleta, descobrir cachoeiras, comprar com produtores rurais, entre vários outros.
Para o turista, explorar os sítios e balneários é indispensável na rota da cidade, conhecendo um pouco mais da história do local e dos moradores do município.
Foto: Lu Freitas/PMNH