Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a criar uma equipe de futebol feminina; veja a história

Você sabia que o Grêmio foi o primeiro clube brasileiro a criar sua própria equipe feminina de futebol? Isso mesmo: o Tricolor é considerado um dos pioneiros na modalidade — sob a direção de Hélio Dourado, foi estabelecido o primeiro time de futebol com elenco composto apenas por mulheres.

No entanto, a criação da equipe veio com muitas dificuldades. A proibição do futebol feminino, a falta de investimento e grande preconceito foram percalços significativos para a existência modalidade no Brasil. Confira abaixo mais informações sobre a história do primeiro time de futebol feminino do país.

Grêmio foi o primeiro clube a ter equipe feminina

A Copa do Mundo de futebol feminino já começou, e por isso, a modalidade nunca esteve tão em alta. O Brasil também marcará presença na competição, com estreia na próxima segunda-feira (24) em duelo contra o time do Panamá.

A história do futebol feminino no Brasil é extensa — até década de 80, a modalidade não poderia existir oficialmente. A liberação só ocorreu em 1983, depois de uma longa trajetória na qual estavam na vanguarda as jogadoras da primeira equipe de futebol feminino no Brasil, criada pelo Grêmio.

Sob a direção de Hélio Dourado e lideradas pela capitã Marianita, as atletas do Grêmio se destacaram como as grandes pioneiras do futebol feminino no Brasil. Hoje, a trajetória é vista como o pontapé deu início à modalidade no país.

A primeira partida disputada pelas jogadoras ocorreu em 25 de setembro de 1983, mas no mesmo ano, o time foi encerrado. Só voltaram a atuar em 20 de setembro de 1997, pelo Campeonato Gaúcho.

Em 2022, foi lançada uma exposição virtual chamada “Gurias de Todos os Tempos — A trajetória do Futebol Feminino do Grêmio”, onde são relembradas as conquistas das futebolistas durante a década de 90 e até início dos anos 2000.

Imagem: Divulgação / Twitter / Grêmio FBPA