Governo do RS libera dinheiro para atingidos por enchentes; veja como receber
As famílias que vivem nas cidades atingidas por enchentes na última semana na Serra poderão se inscrever no Programa Volta por Cima, que consiste em um benefício revertido às famílias que vivem na faixa da extrema pobreza e pobreza, com renda mensal de até R$ 218 por pessoa.
O programa foi lançado em julho, visando auxiliar as famílias atingidas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Porém, a medida também é voltada para cidades em situação de calamidade ou emergência.
Na Serra, há 19 cidades que estão nesta situação, segundo atualização dos dados da Defesa Civil nesta quarta-feira (13). Contudo, ainda não é possível estimar quantas famílias estão dentro dos requisitos para receber o auxílio.
Como posso me inscrever?
Para receber o recurso do programa é preciso que o morador esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, é necessário que o morador esteja incluído nos decretos que declaram calamidade.
Sendo assim, a identificação das famílias desalojadas, desabrigadas ou atingidas pelas enchentes servirá como uma forma de referência para a destinação do auxílio financeiro. As famílias serão beneficiadas com o crédito no Cartão Cidadão.
Vale ressaltar que o município e os cadastradores irão firmar um termo de responsabilidade para que o uso do recurso seja feito da forma correta. O benefício deve ser pago na próxima semana.
Mais detalhamentos sobre o Programa Volta por Cima, a consulta pelo número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e demais informações serão disponibilizadas no site para acompanhamento dos beneficiários.
Cidades da Serra que decretaram estado de calamidade
- André da Rocha
- Bento Gonçalves
- Bom Jesus
- Campestre da Serra
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Cotiporã
- Farroupilha
- Ipê
- Montauri
- Nova Araçá
- Nova Bassano
- Nova Roma do Sul
- Paraí
- Protásio Alves
- Santa Tereza
- São Jorge
- Serafina Corrêa
- Vacaria
Imagem: Reprodução/Governo Federal