História da Gaviões da Fiel

No mundo do futebol, poucos times contam com uma torcida tão apaixonante e fervorosa quanto o Sport Club Corinthians Paulista. No coração dos torcedores, há uma paixão enorme pelo seu time, seja vencendo ou não dentro de campo.

Essa é a torcida Gaviões da Fiel, uma das mais populares de todo o Brasil. Por aqui, vamos destacar os principais pontos da história dessa torcida apaixonada pelo seu time. Confira mais informações agora mesmo!

Mas afinal, como surgiu o amor da torcida?

Antes mesmo de aparecer as torcidas organizadas, o Corinthians já possuía vários torcedores apaixonados que simbolizavam a devoção nas arquibancadas. Entre eles, haviam dois nomes especiais: Elisa Alves do Nascimento e Francisco Piciocchi, ou Dona Elisa e “Tantã”, carinhosamente chamados.

Já na década de 1950, a paixão pela torcida corintiana se intensificou ainda mais. A Gazeta Esportiva Ilustrada, em tom elogioso, proclamava o Corinthians como “o clube do povo”, atraindo uma multidão ardente de torcedores.

Vale ressaltar que o nascimento dos Gaviões da Fiel aconteceu no dia 1° de julho de 1969. Nessa data, o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida foi oficialmente fundado. Os fundadores tinham o objetivo claro de apoiar a organização esportiva.

Identidade da torcida corintiana

O nome Gaviões foi escolhido para simbolizar a torcida, uma vez que os torcedores viam na ave uma representação de sua própria paixão. Dessa forma, tornou-se um símbolo para o clube.

Os Gaviões da Fiel levaram sua energia e criatividade para os desfiles de Carnaval, conquistando títulos e construindo uma reputação que ultrapassou as fronteiras do futebol.

Além disso, a torcida se destacou no cenário carnavalesco e passou a ser reconhecida como uma das principais escolas de samba de São Paulo, mantendo sempre as cores preto e branco em sintonia com o Corinthians.

Foto: Miguel Schincariol/Getty Images