Por que o RS está enfrentando tantos eventos climáticos? Especialista explica
O Rio Grande do Sul (RS) tem sido alvo de diferentes eventos climáticos nos últimos tempos. Além dos ciclones enfrentados recentemente, o Estado tem sido coberto pelas águas.
No domingo (19), São Sebastião do Caí registrou a maior cheia da história do município, segundo a Defesa Civil. Na segunda-feira (20), o nível do rio Guaíba em Porto Alegre atingiu 3,30 metros. A marca é a mais alta nos últimos 80 anos, quando a cidade enfrentou uma enchente histórica. Mas afinal, por que o Estado tem sido atingido por tanta chuva?
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, os eventos mais recentes são “o efeito do excesso de chuva acumulado em todas as bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Sul do Paraná dos últimos dois meses”.
Meteorologista explica causas dos ciclones que atingiram o RS em setembro
Além das enchentes registradas nos últimos dias, o Rio Grande do Sul também foi atingido por ciclones em setembro. Josélia explica que aquele mês foi “particularmente instável” no estado.
“Nós tivemos três ciclones extratropicais que se organizaram próximos ao Litoral do Rio Grande do Sul. Essas sucessivas baixas pressões sobre o estado, já com efeito de El Niño forte, provocaram chuvas generalizadas e frequentes ao longo de todo o mês de setembro. Considerando que já havia chovido muito em julho e em junho, então, a chuva de setembro começou a detonar essas enchentes em quase todas as bacias”, explica.
Naquele período, foram observados centros de baixa pressão atmosférica mais intensos do que nos eventos climáticos deste mês. As informações são do g1.
Chuvas devem continuar atingindo o Estado?
Nesta semana, o RS ainda deve continuar registrando mais chuvas intensas.
O Inmet (Instuto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas laranjas para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é válido para esta quarta-feira (22).
Na quinta (23), também pode chover.