Abono salarial PIS/PASEP: veja quem recebe e como consultar o benefício

Muitos trabalhadores foram afetados por atrasos nos pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) em razão da pandemia da covid-19.
No último mês, a Caixa Econômica Federal anunciou um lote complementar para recebimento do abono salarial PIS/PASEP. Continue lendo para saber se você tem direito ao benefício.
O Fundo PIS/PASEP foi criado para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação de funcionários privados e públicos na receita. O PIS, administrado pela Caixa, era voltado para funcionários de empresas privadas em regime CLT. Enquanto o PASEP, administrado pelo Banco do Brasil, era destinado aos servidores públicos. O fundo foi extinto em abril de 2020.
Quem pode receber o PIS 2022
Para receber o abono salarial PIS 2022, o trabalhador deve se encaixar nos seguintes requisitos:
Ter cadastro no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, tendo feita a atualização de dados cadastrais;
Ter atuado em qualquer atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias em 2020;
Ter recebido até dois salários mínimos em 2020.
Como consultar o PIS/PASEP 2022
Se você quer saber informações sobre o seu abono salarial é possível consultar informações do benefício através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Além disso, também é possível obter informações no aplicativo CAIXA Trabalhador, pelo site oficial da Caixa e pelos números 111 ou 0800-726-0207. Dúvidas podem ser tiradas pelos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.
Valores de pagamento do PIS 2022