Aeroporto de Porto Alegre terá reajuste de tarifas em 2022

O aeroporto de Porto Alegre passará por um ajuste de tarifas determinados após a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de reduzir as contas da Fraport, a empresa responsável pelo Salgado Filho. 

As taxas foram oficialmente alteradas durante uma revisão extraordinária de contrato. Conforme a decisão, o cálculo feito pela Anac considera o desequilíbrio financeiro de R$ 86 milhões que impactou a empresa com os prejuízos relacionados ao período da pandemia. 

Desta forma, a mudança do equilíbrio econômico-financeiro ocorre pela alta nas tarifas de embarque e conexão. 

O reajuste de 10% entrará em vigor a partir de 16 de dezembro. 

A Fraport se manifestou, através de uma nota oficial, falando sobre o reequilíbrio das contas. “A compensação das outorgas e também o reajuste de 10% estarão vigentes de forma temporária (a partir de 16 de dezembro de 2022), até que o prejuízo seja suprido. Ou seja, é um reequilíbrio referente a 2022, mas será compensado durante o tempo necessário para atingir esse valor”, informou. 

A Anac também suspendeu o pagamento dos valores fixos devidos ao governo, no entanto esta medida vale apenas até que o prejuízo seja compensado. 

Aumento das tarifas do aeroporto de Porto Alegre 

Em setembro deste ano, as tarifas do embarque doméstico e internacional, pouso, permanência, armazenagem e capatazia já haviam passado por um reajuste de 12,5%;