Covid-19: Anvisa libera venda de remédio Paxlovid em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa segunda-feira (21), a comercialização do remédio Paxlovid (nirmatrelvir e ritonavir), utilizado para tratamento da covid-19 em casa. 

Desenvolvido pela Pfizer, o medicamento só pode ser usado em adultos com 18 anos ou mais e apenas sob prescrição médica. 

Com a decisão da Anvisa, a medicação será comercializada em todo o mercado nacional, farmácias e hospitais particulares. Até o primeiro momento, no entanto, a bula do medicamento estará em português de Portugal e em espanhol. 

O Paxlovid já é comercializado em farmácias dos Estados Unidos e Canadá, como ocorrerá agora no Brasil. Ainda não se sabe por qual valor o remédio será vendido no país. 

Quem pode tomar o remédio Paxlovid contra a covid-19?

Conforme a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apenas podem fazer uso do novo remédio aprovado pessoas com 18 anos ou mais com resultado positivo para a covid e que não precisem de oxigênio suplementar.

Quem não pode tomar o remédio Paxlovid contra a covid-19?

Até o momento, a Anvisa não autoriza a aplicação da medicação para: 

  • Crianças e adolescentes;
  • Pacientes que requerem hospitalização devido a manifestações graves ou críticas da covid-19;
  • Como forma de profilaxia pré ou pós-exposição para prevenção da infecção (PrEP ou PEP);
  • Pessoas com insuficiência renal grave ou falha renal;

Conforme a agência, “como não há dados do uso do Paxlovid em mulheres grávidas, recomenda-se que seja evitada a gravidez durante o tratamento com o referido medicamento e, como medida preventiva, até sete dias após o término do tratamento”.