Aglomerações são dispersadas na Cidade Baixa em Porto Alegre, veja como foi a operação

Em mais uma edição da Operação Esforço Concentrado, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Municipal dispersou quatro aglomerações na Cidade Baixa na madrugada do último domingo (24) em Porto Alegre. Frequentadores do local estavam obstruindo as vias impedindo a passagem, atrapalhando quem precisava circular pelo local. 

As ações da operação ocorreram nos bairros Centro, Cidade Baixa e Lomba do Pinheiro, nas  vias José do Patrocínio, João Alfredo, Lima e Silva com Leão VIII e Lima e Silva com República. As pessoas que estavam obstruindo pontos das vias deixaram o local pacificamente. 

Os frequentadores deixaram o local de forma pacífica

“As dispersões estão ocorrendo de forma educativa, pois além do sossego público, queremos preservar a vida dos jovens que circulam pela noite de Porto Alegre. A ideia é evitar conflitos generalizados entre esses focos de agrupamento de pessoas, onde há ingestão de bebida alcoólica e uso de garrafas de vidro, o que é fator de risco para uma possível briga”, aponta o secretário-adjunto da Segurança, Comissário Zottis segundo divulgação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 

Além da dispersão das aglomerações, um estabelecimento que estava com o som no volume além do permitido foi autuado na Travessa do Carmo. 

A operação contou também com a participação da Polícia Civil, de agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), de fiscais da prefeitura e do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana).

Como denunciar aglomerações

Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas. Conforme divulgação da prefeitura “O objetivo da ação é fiscalizar estabelecimentos, preservar a ordem pública e manter a paz social”.

Moto foi recuperada durante Operação Esforço Concentrado

Durante mais uma ação da Operação Esforço Concentrado na última sexta-feira (22), uma moto que havia sido furtada foi recuperada durante uma dispersão das aglomerações em um estabelecimento na Lomba do Pinheiro.