Apagão atinge SP, RJ e outras partes do Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico, principal órgão regulador do sistema de energia elétrica do país, informou na tarde desta terça-feira, 4, que foi registrada uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste e que provocou falta de energia em partes das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O órgão não soube informar quantas pessoas foram afetadas pela queda de energia, que ocorreu exatamente às 14h03. De acordo com o ONS, a energia começou a ser restabelecida cerca de 35 minutos depois.

No Estado de São Paulo, a concessionária AES Eletropaulo, responsável pelo fornecimento de energia informou que o problema afetou o fornecimento de energia em cidades da Grande São Paulo e bairros da capital paulista. De acordo com a empresa, foram afetados os municípios de Cotia, Diadema, Embu e Vargem Grande Paulista. Entre os bairros da capital impactados estão Vila Mariana, na região Centro-Sul, Capão Redondo, Cidade Ademar e Pedreira, na periferia da Zona Sul, e  Guaianases, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera e Vila Matilde, na Zona Leste.

Rio de Janeiro
A Light informou que interrompeu o fornecimento de energia em bairros do Subúrbio e Zona Oeste do Rio e Baixada Fluminense, à pedido do ONS. Aproximadamente 600 mil pessoas estavam sem luz no Rio por volta das 15h30, segundo a Light. A falta de energia atingiu os bairros de Bangu, Campo Grande, Guaratiba e Jacarepaguá, na Zona Oeste; Méier, Pavuna, Inhaúma, Irajá, Penha, Cascadura e Madureira, no Subúrbio; e os municípios de Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o apagão afeta os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia na íntegra a nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico

“Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.

Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis”.

colinas