Apresentação de novos valores do combustível são modificadas na cidade de Rio Preto

0

Por meio de determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os postos de gasolina deverão exibir os preços dos combustíveis com apenas duas casas decimais após a vírgula.

Antes, os preços eram apresentados nos letreiros com três casas após a vírgula, o que, muitas vezes, confundia o consumidor. As novas regras começaram a valer no último sábado (7).

O valor que antes seria apresentado como R$4,999, por exemplo, agora deverá ser divulgado como R$4,99.

Em São José do Rio Preto, em São Paulo, revendedoras de combustível da região já começaram a se adaptar à nova legislação, e tiveram a aprovação dos consumidores. Para eles, o novo formato é bem mais intuitivo e simplificado. 

Mudança na apresentação dos valores de combustíveis

Não somente nos letreiros externos, o valor deve aparecer em duas casas decimais após a vírgula também nas bombas de abastecimento.

A ANP orienta que o terceiro dígito pode continuar nas bombas, desde que fique travado no número zero. Desta forma, somente será mostrado ao consumidor dois números após a vírgula.

De acordo com Roberto Uehara, diretor regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Rio Preto, os postos já estão se adequando em relação às bombas.

Medida não traz alterações nos preços

A medida tem como objetivo facilitar a compreensão do consumidor, e não trará nenhuma mudança significativa nos preços. Portanto, o consumidor não precisa se preocupar quanto a política de preços, que continuará a mesma, afirmam os especialistas sobre o assunto.

Denúncias

Os postos de combustíveis de São José que não cumprirem as medidas poderão ser comunicados ao Procon do município, que está aberto para denúncias de consumidores que identificarem irregularidades.

Caso a precificação esteja errada, a multa pode chegar a até 2% do faturamento total da empresa revendedora de combustíveis.