Ar polar! Governo de SC ALERTA sobre queda de temperatura
O governo de Santa Catarina emitiu um alerta para um grande declínio de temperatura no estado. Segundo um comunicado emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, esta quinta-feira (29) será marcada pela queda acentuada das temperaturas — a diferença pode ser de até 11 °C em algumas regiões do estado.
De acordo com o alerta, o motivo para o declínio brusco em diversos pontos do estado é a atuação de uma massa de ar polar em combinação com ventos vindos da direção sul. O risco é mais significativo na porção Leste do estado. Confira abaixo mais informações sobre o aviso.
Massa de ar polar provoca queda brusca de temperaturas em Santa Catarina
Segundo o alerta da Defesa Civil, o risco deve ser mais significativo nas áreas litorâneas, no Planalto Norte e em todo o Vale do Itajaí. Nestas regiões, a diferença entre as temperaturas máximas da quarta-feira (28) e da quinta-feira (29) fica entre 9 e 11 °C. Já no Planalto Sul e Meio Oeste, a variação é de 6 e 7 °C.
Há apenas duas regiões totalmente seguras, o Oeste e Extremo Oeste. Confira o nível de risco para ocorrências meteorológicas em cada uma das regiões de Santa Catarina.
- Extremo Oeste — Sem risco
- Oeste — Sem risco
- Meio Oeste — Risco baixo
- Planalto Norte — Risco moderado
- Grande Florianópolis — Risco moderado
- Litoral Norte — Risco moderado
- Planalto Sul — Baixo risco
- Alto Vale do Itajaí — Risco moderado
- Médio Vale do Itajaí — Risco moderado
- Baixo Vale do Itajaí — Risco moderado
INMET alerta para queda de temperaturas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também alertou para declínio de temperatura em Santa Catarina. De acordo com um aviso de nível amarelo — que representa perigo potencial — o Sul Catarinense pode ser afetado por quedas de 3 a 5 °C entre a madrugada de quarta-feira (28) até às 12h desta quinta-feira (29).
Imagem: Divulgação / Defesa Civil de Santa Catarina