Auxílio de R$2,5 mil é liberado pelo Governo do RS

Os moradores do estado do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelo ciclone extratropical deverão receber auxílio de 2,5 mil reais do governo estadual. A decisão foi anunciada pelo governador Eduardo Leite, nesta quarta-feira (28).

O projeto de lei elaborado especifica um valor estimado e a origem do recurso, sendo encaminhada à Assembleia Legislativa do RS até a próxima semana, é o que diz o governo.

O benefício deve ser creditado diretamente no Cartão Cidadão. “Nós vamos creditar um valor para ajudar a comprar o que for necessário – colchão, mobiliário, itens da linha branca. Queremos ajudar na recomposição de itens dessas famílias. Temos algumas prefeituras que já nos responderam sobre o levantamento” confirma Leite.

Levantamento deve ser feito em conjunto com as prefeituras

De acordo com o governo, o levantamento está sendo feito com base nos dados do Cadastro Único, em conjunto com as prefeituras.

Também foi anunciada a disponibilização de recursos para os nove municípios que mais foram afetados pela passagem do ciclone: Maquiné, Caraá, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Santo Antônio da Patrulha, Três Forquilhas, Itati, Mampituba e Osório.

“No futuro, o que eu tenho pedido é que a gente possa ter uma base de dados cadastrados com atualização constante, georreferenciada. Dessa forma, poderemos olhar no mapa os locais atingidos e, automaticamente, cruzar com nossa base”, complementa o governador.

Cidades com situação de emergência

Veja a lista das cidades do Rio Grande do Sul que declararam situação de emergência!

  1. Maquiné
  2. Caraá
  3. Montenegro
  4. Esteio
  5. Osório
  6. Gravataí
  7. Vale Real
  8. Santa Maria do Herval
  9. Itati
  10. Harmonia
  11. Três Forquilhas
  12. Igrejinha
  13. Brochier
  14. Pareci Novo
  15. Portão
  16. Paverama
  17. São Sebastião do Caí
  18. Picada Café
  19. Glorinha
  20. Sapiranga
  21. Nova Hartz
  22. Gramado
  23. São Vendelino
  24. Teutônia
  25. Rolante
  26. Sapucaia do Sul
  27. Terra de Areia
  28. Bom Princípio
  29. Feliz

Além dessas cidades, 58 municípios relataram danos ao governo do estado, com 50 cidades que já contam com o decreto homologado pelo estado.

Imagem: Reprodução/Governo Federal