Atenção! PARE de usar seu celular no escuro; saiba o motivo por trás
Cuidado: usar o celular no escuro pode ser uma má ideia. Não é incomum acabar fixado na tela em ambientes sem luz, em especial na hora de dormir — no entanto, essa prática pode trazer consequências negativas.
De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Toledo, na revista científica Nature, a exposição à luz dos celulares em ambientes escuros pode trazer sintomas como desconforto, fadiga ocular e sonolência, além de um desgaste das retinas. Confira abaixo mais informações.
Usar celular no escuro pode trazer consequências negativas
De acordo com o estudo da Universidade de Toledo, as telas dos celulares emitem luz azul, que pode trazer sintomas negativos em situações de exposição em ambientes escuros. Caso já tenha usado os aparelhos por muito tempo em espaços sem outra fonte de luz, é possível que experiencie desconforto visual, visão turva, fadiga ocular, entre outros sintomas.
O estudo afirma também que com o passar dos anos, a alta energia da luz azul pode antecipar a síntese de uma substância tóxica capaz de desgastar as retinas — em alguns casos, esse processo, que resulta na degradação das membranas dos fotorreceptores, pode até mesmo levar à cegueira.
Por isso, é recomendado diminuir a exposição — a recomendação é abandonar o uso de telas pelo menos duas horas antes de cair no sono. Mas caso isso não seja possível, há ainda outras opções que podem ajudar a mitigar as consequências.
Se costuma usar o celular no quarto antes de dormir, pode ser uma boa ideia incluir uma luz suave no ambiente para preservar a saúde ocular durante o período noturno. Há também outras opções que podem ser consideradas, como óculos com filtragem de luz azul. Além disso, os aparelhos modernos podem contar com um modo noturno, no qual é reduzida a emissão de luz azul.
Imagem: Reprodução / Freepik