Atendimentos de urgência e emergência serão feitos on-line? Confira novidades no atendimento em POA

Foi divulgado pela prefeitura de Porto Alegre que o Sistema Único de Saúde (SUS) da capital está com uma nova funcionalidade experimental pelos próximos 3 meses. Cidadãos que precisarem de atendimento de urgência ou emergência pelo SUS podem agora realizar suas consultas médicas de forma remota.

A proposta é realizar o atendimento médico por videochamada e chat. A consulta é feita totalmente online, mas caso seja identificado necessidade por atendimento presencial, haverá encaminhamento.

Atendimentos podem ser realizados de forma totalmente remota

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, 75% dos casos atendidos em prontos atendimentos de Porto Alegre são de baixa complexidade. Desta forma, estes atendimentos poderiam ser realizados de forma on-line. Segundo o comunicado da prefeitura, os serviços médicos e de enfermagem utilizados para o programa do SUS serão fornecidos por empresas parceiras.

A funcionalidade será testada por 90 dias, e após este período, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Gabinete de Inovação, escolherão a melhor forma de realizar o atendimento de telemedicina. O objetivo da proposta é encontrar novas soluções a fim de inovar o atendimento á população.

No momento, o acesso está restrito exclusivamente para moradores de Porto Alegre. Para dar entrada e conseguir uma consulta de forma remota, é preciso acessar o site www.prefeitura.poa.br/poctelemedicina através de celular, computador ou tablet com acesso á internet. Em sequência, deve-se seguir as instruções passo a passo fornecidas pelo sistema e aguardar pelo agendamento do atendimento, que pode ser realizado em qualquer lugar com conexão á internet.