INMET emite alerta preocupante para parte do Rio Grande do Sul; Veja

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para a possibilidade de chuvas fortes em áreas de instabilidade no Norte do Rio Grande do Sul. O risco forte de chuvas pode afetar Erechim e Vacaria. De acordo com a instituição, o tempo pode ter pancadas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

O alerta também menciona um risco, mesmo que baixo, de corte de energia elétrica. Há também perigo de alagamentos e descargas elétricas, além de queda de galhos de árvores, pode ser causado devido aos ventos intensos que podem chegar a até 60 km/h.

Clima seco predomina em maior parte do Rio Grande do Sul, aponta INMET

No restante do Estado, há outro alerta para a baixa umidade. De acordo com o INMET, a região Central, Fronteira Oeste, Campanha e parte da Região Sul estão sob alerta amarelo devido ao clima seco. A umidade relativa do ar está em variação de 30% a 20%, levando á um baixo risco de incêndios florestais e problemas de saúde.

Para a próxima semana, a previsão do INMET é de maior estabilidade e menos chuvas. É esperado que na semana que começa na próxima segunda-feira (24), os índices pluviométricos sejam de até 20mm.

Para o restante do país, foram emitidos diversos alertas de chuvas intensas, chegando a até 100 milímetros por dia. Enquanto algumas cidades do Rio Grande do Sul passam por dificuldades com as pancadas de chuva, o aumento da estiagem já levou 62 municípios a declararem situação de emergência.