Atualizar Cadastro Único em 2022: como fazer?

0

O Cadastro Único é um registro que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda do país. 

Através do CadÚnico, o governo tem acesso a todo tipo de informação sobre a pessoa: escolaridade, emprego, situação cadastral, endereço entre outras informações importantes.

O CadÚnico é fundamental para garantir benefícios como o programa Auxílio Brasíl, Tarifa Social de Energia Elétrica, financiamentos do Minha Casa Minha Vida, isenção em taxas de concursos, entre vários outros.

CadÚnico e Auxílio Brasil

O CadÚnico será a forma de entrar no programa Auxílio Brasil. Ele iniciou em novembro de 2021, e deve ter valor de R$ 400,00 até o fim do ano de 2022.

Esse valor foi garantido pelo governo após a aprovação da Medida Provisória no dia 02 de Novembro.

Como consultar o Cadastro Único 2022?

Se você quer saber se você está inscrito e regular no CadÚnico, pode fazer a consulta diretamente no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

Basta clicar em Consulta Cidadão Cadastro Único. Após isso, preencha todos os campos com nome completo, data de nascimento e o nome da mãe.

No site também é possível emitir um comprovante do CadÚnico.

A Consulta também pode ser feita através do Aplicativo Meu CadÚnico, que está disponível tanto para Android, quanto para IOS.

Se o cidadão desejar fazer o contato via telefone, pode ligar para 0800 707 2003. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e nos fins de semana e feriados, das 10h às 16h.

Como atualizar Cadastro Único

O CadÚnico não pode ser atualizado pelo aplicativo Meu Cadastro Único. Este app é um recurso apenas para consultar se existe algum tipo de pendência no seu cadastro.

A atualização do Cadastro Único deve ser feita diretamente na prefeitura da sua cidade, seja o contato por telefone, ou de maneira presencial em uma das unidades da Prefeitura.