Auxílio Brasil, FGTS e PIS/PASEP. Veja todos os benefícios previstos para 2022

0

Em 2021, mesmo com a diminuição dos casos de COVID-19, e que a economia se recupere aos poucos, muitos brasileiros ainda precisam de ajuda financeira do governo, situação que deve se repetir após a aprovação do orçamento de 2022, que destinará cerca de 100 bilhões de reais para benefícios sociais.

Além de manter alguns dos benefícios existentes (como o auxílio emergencial), outros benefícios foram criados para atender a novas necessidades, como o Vale-Gás, que foi homologado após o aumento do preço do gás de cozinha.

Auxílio Emergencial em 2022

O novo pagamento de assistência de emergência foi confirmado para ser pago no início de 2022. O depósito será pago a grupos específicos – pais solteiros do chefe da família que receberam cotas de ajuda adicionais este ano. Os pagamentos são retroativos apenas a este grupo e não fazem parte da nova extensão do atendimento de emergência.

A parcela retroativa será paga a 1,28 milhão de pais solteiros, que receberão uma cota previdenciária simples de 600 reais em 2020. Na época, a dupla cota de R $ 1.200 era válida apenas para mulheres chefes de família.

Agora, os homens que atenderem a esse perfil poderão receber o valor retroativo de 5 parcelas originais, de até 3.000 reais.

Retirada do FGTS

Uma nova rodada de saques do FGTS em 2022 foi confirmada. O método de saque anual é aplicável a todos os trabalhadores que possuem saldos nas contas ativas e inativas do fundo.

Como não há novos anúncios de saída de emergência em 2021, o número de brasileiros participando da saída de aniversário chega a 16 milhões.

Para sacar o valor no mês de seu aniversário, o trabalhador deve solicitar o saque entre o primeiro dia útil e o último dia do mês de seu nascimento. Os saques de aniversário também podem ser feitos fora deste período, mas o valor dos saques é limitado ao ano seguinte.

O valor do saque anual irá variar de acordo com o saldo disponível na conta de cada funcionário. Para efeito de cálculo, a Caixa disponibiliza um quadro de referência para cada faixa de saldo, taxa de juro disponível e adicional a que o trabalhador tem direito.

Novo calendário Pis Pasep

A Caixa Econômica Federal deve começar a depositar a verba Pis / Pasep 2022 no novo calendário em janeiro. Como não houveram saques em 2021, após a decisão do CODEFAT, o cronograma de pagamento do abono salarial foi adiado para o próximo ano.

A partir de 2022, o calendário do Pis / Pasep terá início sempre em janeiro e continuará liberando recursos até dezembro do mesmo ano. No passado, o pagamento começava em junho e continuava até junho do ano seguinte.

Em 2022, a Caixa deve pagar gratificações salariais para o ano base 2020 e pagar em 2021. Há também a possibilidade de os trabalhadores receberem abono salarial em dobro, pois os benefícios dos trabalhadores com carteira assinada neste ano também estão previstos para 2022.