Beneficiários BPC podem ter vantagens na aposentadoria pelo INSS?

O Benefício de Prestação Continuada é voltado para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade, que estejam em situação de vulnerabilidade social.

O programa transfere o valor de um salário mínimo mensal (R$1.212 em 2022) para esses cidadãos e ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma aposentadoria. Só tem direito a uma aposentadoria aqueles que contribuíram para a Previdência Social.

Logo, o BPC pode ser solicitado por aqueles que nunca contribuíram para a Previdência ou ainda não possuem o período de carência e idade mínima para dar entrada na aposentadoria.

Em alguns cenários, pode acontecer do beneficiário que recebe o BPC estar prestes a completar a idade mínima exigida, ou então, o tempo de contribuição mínimo. A partir do momento em que ele cumpre os requisitos, poderá solicitar a troca do BPC pela aposentadoria, o que o garantirá muito mais vantagens.

Vantagens da aposentadoria em relação ao BPC

  • Direito ao 13° salário;
  • Valor pode ultrapassar um salário-mínimo;
  • Pode ser cumulada com pensão por morte;
  • Poder trabalhar e continuar recebendo.

Logo, caso tenha direito, é muito mais interessante dar entrada no pedido de aposentadoria em vez de continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada. A solicitação pode ser feita de forma online, através do aplicativo ou site Meu INSS.

O BPC

O BPC, apesar de não possuir todas as vantagens de uma aposentadoria do INSS, ajuda muitos cidadãos que, por algum motivo, não foram capazes de cumprir com atividades laborais durante sua vida e estão em situação de vulnerabilidade social.

Tem direito ao BPC

  • Idosos com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Pessoas com deficiência de qualquer idade.

Ambos precisam estar devidamente cadastrados no CadÚnico do governo federal, além de não poderem ter renda mensal per capita superior a ¼ do salário mínimo vigente (R$303).

Os PCD’s (Pessoas com Deficiência) precisam comprovar o mínimo de 2 anos em situação de incapacidade para ter direito ao benefício.