Bolsa Família: vacinação contra COVID é obrigatória para começar a receber? Descubra

Segundo novas regras do Bolsa Família, o governo agora exige vacinação obrigatória das crianças de famílias beneficiárias. A medida, que vigorava originalmente nos primeiros mandatos do presidente Lula, não foi monitorada de abril de 2020, no Auxílio Brasil, implementado na gestão de Jair Bolsonaro.

A expectativa é que se exija que o cartão de vacinação esteja em dia, especialmente na faixa etária dos 0 aos 6 anos. As diretrizes exatas a respeito da exigência da vacinação ainda não foram estabelecidas. As normas serão decididas pelo ministério do Desenvolvimento Social em conjunto com a pasta da Saúde.

Bolsa Família deve exigir frequência escolar para o mantimento do pagamento

A aplicação de sanções ao descumprimento das exigências foi suspensa em abril de 2020, devido a pandemia do covid-19. Segundo dado divulgado pelo Ministério da Saúde, em setembro de 2022, 54,6% das crianças de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil não estavam com as vacinas em dia.

A ideia de trazer a exigência da carteira de vacinação completa para o Bolsa Família foi comentada na campanha eleitoral de Lula. Em entrevista para a CBN em novembro de 2022, o senador Humberto Costa (PT), afirmou que o governo busca acelerar o processo de vacinação contra o covid-19. Na entrevista, o senador também afirmou que o governo está estudando também a obrigatoriedade do acompanhamento pré-natal para grávidas em famílias beneficiárias.

A vacinação infantil não será o único novo critério: segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a boa frequência escolar também será obrigatória para o mantimento do benefício. As normas para este critério serão decididas em parceria com o ministério da Educação.