Cadastro Único em Porto Alegre: onde fazer a inscrição em 2022

0

O Cadastro Único (CadÚnico), sistema de identificação de famílias de baixa renda, realiza o cadastramento para programas sociais do Governo Federal em Porto Alegre. Com este cadastro é possível que as pessoas em vulnerabilidade social recebam benefícios como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Verde e Amarela, entre outros. 

As famílias cadastradas no CadÚnico ficam registradas em um formulário disposto diretamente no sistema online do Governo Federal, após terem sido atendidas em seu município. Porém o cadastro serve como um banco de dados e não assegura o recebimento dos benefícios considerando que os critérios destes partem do governo.

Como se inscrever 

Para que as famílias se inscrevam no Cadastro Único é necessário que o responsável familiar apresente seu CPF ou título de eleitor, além de documentos de identificação de todos os integrantes da família, podendo ser RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento ou certidão de casamento. Também é ideal que o responsável apresente comprovante de residência e declaração escolar caso haja crianças na família. 

Onde fazer

Em Porto Alegre o Cadastro Único é feito nas unidades de atendimento descentralizado em diversos locais. 

Unidade de Atendimento Descentralizado, das 8h às 19h: para famílias que residem em qualquer bairro da capital, com previsão de atendimento diário de 160 famílias na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105.

Unidades de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h: previsão de atendimento com 120 fichas por dia no Vida Centro Humanístico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi e  Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá – Centro Histórico. (previsão de 100 fichas diárias).

Unidades de Atendimentos Descentralizados nas subprefeituras, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30: previsão de atendimento de 20 a 40 famílias diariamente. 

Subprefeitura Região Cristal

Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

Região Extremo Sul

Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

Região Restinga

Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 – 2ª Unidade Restinga Nova.

Região Partenon

Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

Região Leste

Rua São Felipe, 144 – Bom Jesus.

Região Norte

Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi.