Cadeira de rodas para cães e gatos com deficiência é criada por estudantes de POA

Estudantes do Colégio Santa Dorotéia, na zona norte de Porto Alegre, produziram um meio de locomoção para cães e gatos com deficiência. As cadeiras de rodas criadas pelos alunos são estruturadas com canos de PVC afixados em um eixo de ferro.

Os itens são totalmente produzidos na sala de aula do Santa Dorotéia e os primeiros modelos já foram doados nessa quinta-feira (29). Já foram produzidos 10 itens em aproximadamente dois meses e meio de trabalho. 

As cadeiras de rodas ajudarão cães e  gatos como a Moana e o Pretinho a correr uns atrás dos outros entre os 80 animais recolhidos no sítio de Patrícia Hackmann, de 51 anos.

Segundo a protetora, os próprios alunos da instituição a procuraram através do Instagram e ofereceram os dispositivos. 

Animais de Porto Alegre recebem cadeira de rodas

A vira-latas Moana vive há três anos no sítio de Patrícia no bairro Belém Velho, zona sul da Capital. Já o gatinho Pretinho que é paraplégico chegou ao local durante a pandemia após ser abandonado pelo tutor no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Os alunos do Santa Doroteia se encontraram diversas vezes até chegarem à versão final do protótipo. Utilizando as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, os estudantes criaram do zero o modelo. A proposta final e escolhida pela maioria foi o projeto da cadeira de rodas executada em uma equipado com ferramentas e itens necessários. Os educadores da instituição supervisionam o uso.