Campeã olímpica de vôlei pela seleção brasileira morre aos 43 anos

A campeã olímpica em Pequim-2018, que representou a seleção brasileira de vôlei, Walewska, morreu na noite desta quinta-feira (21), em São Paulo. Não há informações sobre a causa da morte. A jogadora tinha 43 anos e estava aposentada desde o final da temporada 2021/2022, quando defendeu o Praia Clube de Uberlândia.

Sendo assim, a ex-central encontrava-se em São Paulo nesta quinta-feira para promover o lançamento de sua biografia. No mesmo dia, ela participou da gravação de um podcast na capital paulista, além de estar presente em um evento de apresentação do seu livro.

Carreira de Walewska

Walewska iniciou sua carreira no Minas, em 1995, permanecendo no clube até 1998. Contudo, ela retornou à equipe da capital mineira em 2014, permanecendo até o ano seguinte.

Já ao longo de sua carreira, Walewska atuou em diversas redes, como por exemplo a Rexona /Ades, São Caetano, Sirio Perugia na Itália, Murcia na Espanha, Zarechie na Rússia, Vôlei Futuro, Vôlei Amil, Minas, Osasco e Praia Clube, onde encerrou sua trajetória.

Ex-jogadora representou o vôlei brasileiro

Nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) publicou uma nota de pesar lamentando a morte da jogadora. “Waleska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada”, disse o presidente da CBV, Radamés Lattari.

Além disso, o Praia Clube, onde a jogadora encerrou suas atividades como atleta, em Minas Gerais, também publicou uma nota declarando pesares. “O vôlei brasileiro e a comunidade esportiva perderam uma verdadeira lenda”, afirma em nota. “Que sua memória e legado continuem a brilhar como uma fonte de inspiração para as gerações futuras”.

O treinador do Palmeiras estava visivelmente emocionado quando soube da notícia. “Às vezes temos medo de fazer as coisas em campo, mas comparado a isso? Para mim foi uma notícia muito triste. Dou minhas condolências à família e a sensação que tenho é de que não é verdade”.

Foto: Reprodução/Instagram/@walewska.oliveira