Capital aposta na telemedicina para melhorar serviços de emergência

A Prefeitura de Porto Alegre lançou, nessa segunda-feira (12), um chamamento para que empresas realizem testes de soluções inovadoras focadas na operacionalização de telemedicina em urgência e emergência. O foco da atividade é o pronto atendimento virtual 24 horas. Segundo o Executivo, serão fornecidos serviços médicos e de enfermagem devidamente habilitados para usuários do SUS.

As empresas interessadas na proposta podem se inscrever em até 30 dias clicando aqui

Porto Alegre conta com quatro prontos atendimentos de urgência para cidadãos e cerca de 75% dos casos que chegam às unidades são classificados como leves e necessitam apenas de medicação, atestado e orientação.

Com a ideia do serviço de telemedicina , o município espera atender os cidadão da melhor forma possível aproveitando os recursos tecnológicos que devem trazer um alívio nos atendimentos dos postos presenciais. Mauro Sparta, secretário municipal de Saúde cita que a pandemia da covid-19 trouxe a necessidade deste olhar. “Com a pandemia, precisamos nos reinventar para fornecer atendimento à população, abrindo novas portas para o uso da telemedicina.”, enfatizou.

O vice-prefeito da Capital também comentou a iniciativa inovadora de Porto Alegre. “O que estamos fazendo é abrir a porta para o município testar o que de melhor tem no mercado. É a síntese da nossa administração, aproveitando a capacidade de inovação do setor privado”, disse. 

Segundo o prefeito da Capital, Sebastião Melo, a inovação deve trazer transformação social. “Precisamos de decisões rápidas para beneficiar quem mais precisa. Soluções ágeis como a telemedicina geram benefícios, além de desafogar os serviços de saúde”, disse o chefe do Executivo.