Carlos Nejar: quem é o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2022

0

A Câmara Rio-Grandense do Livro anunciou nesta segunda-feira (20) Carlos Nejar como o patrono da 68.ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre 2022. O escritor, que ocupa a cadeira número quatro da Academia Brasileira de Letras desde maio de 1989, é autor de poesias, ensaios, contos, críticas literárias e literatura infantojuvenil.

Quem fez o anúncio foi seu filho, Fabrício Carpinejar, patrono da 67 edição “O novo patrono é um gigante, com 62 anos de literatura, 83 anos de idade, com 100 livros publicados e o único gaúcho na Academia Brasileira de Letras”.

Nejar declarou estar emocionado em suceder o filho como patrono da Feira do Livro “Me puseram o título de patrono por generosidade, mas sou um servidor da Feira do Livro, quero servir, participar. Estou muito feliz por suceder o meu filho Fabrício e, também, pelo aniversário da minha terra. Feliz pelo calor humano e pela valorização do livro”, celebrou.

O reconhecimento de uma vida dedicada as letras

Para Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro,  a escolha de Nejar como patrono é o reconhecimento de uma vida dedicada a literatura brasileira “É uma honra prestar essa homenagem a este escritor gaúcho que traz em sua obra, que é atemporal, a afeição pelo Estado. É a oportunidade das novas gerações conhecerem a fundo publicações importantes, como ‘O Campeador e o Vento’ (1966), ‘Canga’ (1993) e tantas outras”, destacou.

O autor ganhou diversos prêmios literários, como o Prêmio Nacional de Poesia Jorge de Lima (1971) do Instituto Nacional do Livro; Prêmio Fernando Chinaglia (1974) da União Brasileira de Escritores, com O Poço do Calabouço, como o melhor livro de poesia do ano; entre outras premiações.

Quando será a Feira do Livro de Porto Alegre?

A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico, e espaços culturais.