Carrefour vende lojas para rede gaúcha de supermercados Asun

0

A rede gaúcha de supermercados Asun, após aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e transcorrido o prazo de recurso, comprou quatro lojas do Carrefour que pertenciam ao Grupo Big. Três delas ficam na região metropolitana de Porto Alegre e uma, no interior do Rio Grande do Sul.

No total, as unidades empregam cerca de 500 pessoas. Seguindo o movimento de outros supermercados adquiridos pelo Asun, muitos seguem como funcionários, passando uma formalidade de recontratação. As quatro lojas fazem parte das 14 que o grupo francês precisou vender para que fosse aprovada a compra por ele do Grupo Big, dono dos hipermercados BIG e supermercados Nacional.

As duas empresas ainda não confirmaram as localidades. Porém, durante análise da venda de R$ 7,5 bilhões ao Carrefour, o Cade informou que teriam de ser vendidas lojas em Gravataí, Viamão e Santa Maria.

Rede Asun de Supermercados conta, atualmente, com 37 lojas

Em documento protocolado no Cade, o Asun informou que a operação representa uma oportunidade de expandir a presença no Rio Grande do Sul, “incrementando sua capacidade de rivalizar com outros players do varejo de alimentos”. A rede tem, atualmente, 37 lojas. 

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, o Carrefour segue com a transformação de outras lojas. Dois hipermercados BIG já estão em obras para tornarem-se Atacadão, bandeira de atacarejo do grupo francês. A bandeira Nacional será mantida, pela força regional e proximidade com o público.

A compra do Grupo Big pelo Carrefour foi aprovada em maio. Entretanto, a análise demorou mais de um ano. Só na Região Sul, a negociação envolveu 133 mercados.