O que provocou o clarão no céu da Região Metropolitana nesta quarta?

0

Na noite desta quarta-feira (21), um clarão avistado na região do Polo Petroquímico de Triunfo chamou a atenção das pessoas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Mas, o que provocou esse clarão?

O clarão avistado na região, segundo a companhia que opera o complexo, trata-se de um procedimento padrão para queima de gases, sem risco de incêndio.

Chamas de queimador do polo petroquímico provocam clarão no céu

Houve uma falha no sistema de óleo de dois compressores da unidade Olefinas 2 da Braskem. Em função desta situação, conforme informações divulgadas pelo Polo, foi acionado o sistema de segurança de queima de gases – conhecido como flare – e por isso a produção das chamas elevadas. 

As condições climáticas desta quarta-feira, com a presença de muitas nuvens, também permitiram uma maior visibilidade do fenômeno. Segundo o Polo, não há risco de incêndio e as equipes atuam para o pronto restabelecimento das operações.

Esta não é a primeira vez que as chamas aparecem e despertam a curiosidade da população. Em maio deste ano, uma interrupção na produção da Braskem fez com que o flare fosse acionado por cerca de quatro dias.