Cartão de crédito clonado? Saiba o que fazer quando isso acontecer
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cerca de 49% dos brasileiros que utilizam cartão de crédito, já foram vítimas de clonagem. Por esse motivo, é importante que todos saibam o que fazer nessas situações.
Antes de tudo, é importante saber que não é recomendado que os cidadãos compartilhem os dados de seus cartões com terceiros, pois tal ato não é seguro e pode resultar em golpes. Além disso, é preciso estar alerta a qualquer notificação de saque ou compras online que não tenham sido realizadas pelo proprietário da conta, pois esse é um dos principais sinais de clonagem de cartão.
Ao perceber que seu cartão foi clonado, o primeiro passo é realizar o bloqueio do mesmo por meio do aplicativo ou pela central de atendimento do banco. Em seguida, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência.
Saiba como evitar que seu cartão de crédito seja clonado
A seguir, confira algumas dicas do PagBank e realize compras com mais segurança!
Não realize cadastro dos dados do cartão em aplicativos desconhecidos
Antes de qualquer coisa, verifique a veracidade do link. Muitos criminosos criam páginas idênticas à lojas, o que faz com que muitos caiam em golpes. Por isso, esteja sempre de olho no link.
Não divulgue dados do cartão em redes sociais
Cuidado ao divulgar imagens de documentos em suas redes sociais, pois os mesmos podem conter informações do seu cartão e outros dados.
Evite enviar a senha do cartão via WhatsApp
Caso precise emprestar o seu cartão, prefira compartilhar a senha pessoalmente ou pelo telefone. Atualmente, é muito comum que criminosos invadam o WhatsApp de diversos usuários.
Prefira utilizar o cartão virtual em compras online
Quando for comprar pela internet, use cartão virtual. Ele pode ser ativado no aplicativo do seu banco e após a transação, pode bloquear novamente. Dessa forma, se houver alguma falha de segurança, ninguém vai conseguir usar sua conta.