Cartão Prato cheio tem aumento de parcelas no Distrito Federal, veja

O benefício do cartão do programa Prato Cheio do Distrito Federal passa a ter 9 parcelas a partir de agora. O governador Ibaneis Rocha (MDB),anunciou na semana passada a ampliação de 6 para 9 parcelas do pagamento do benefício.  

Segundo Rocha, a pandemia trouxe impactos que manter o benefício por apenas seis meses não será suficiente para auxiliar a população de baixa renda nesse momento difícil “As consequências da pandemia mostram que 6 meses não são suficientes para tirar famílias da insegurança alimentar. Por isso, a partir de hoje, vamos pagar o prato cheio em 9 parcelas de R $250, aumentando o auxílio”, publicou Ibaneis em sua rede social.

O Cartão Prato Cheio

O projeto foi criado durante a pandemia de Covid-19 para auxiliar famílias em vulnerabilidade social com o pagamento de um auxílio no valor mensal de R $250,00 durante seis meses. Com o anúncio do governador, o benefício agora passa a ser pago por nove meses.

O cartão é na função débito e pode ser utilizado em estabelecimentos alimentícios.

Quem pode ser beneficiário?

Para ser beneficiário do programa cartão Prato Cheio é preciso estar em vulnerabilidade alimentar. Além disso, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) a é dado prioridade:

  • às famílias monoparentais chefiadas por mulheres com crianças de até 6 anos, 
  • as famílias com pessoas com deficiência ou idosas; 
  • pessoas com renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa da família, que se encontrem em situação de insegurança alimentar e sejam moradoras do Distrito Federal, inscritas no Cadastro Único ou no Sistema Integrado de Desenvolvimento da Sedes;
  • pessoas em situação de rua, acompanhadas por equipes da assistência social e em processo de saída de rua.

Como participar do Prato Cheio?

Quem faz a seleção dos cidadãos que podem receber o cartão é a SEDES. Ou seja, não há nenhum tipo de inscrição ou cadastro para receber o benefício, é o próprio governo que escolhe quem está apto ou não a receber o auxílio.

Porém, o cidadão que tem interesse em receber o cartão, pode fazer uma consulta no site da GDF Social para saber se está apto a receber o benefício, basta acessar o site Sistema de Cadastro Sócio-Econômico (brb.com.br) selecionar no canto direito “Consulta Prato Cheio” e entrar com os dados solicitados.