Chegada de fenômeno ao Rio Grande do Sul pode gerar tempestades
Uma frente fria vai alterar significativamente o clima no Rio Grande do Sul entre esta quinta-feira e sexta-feira, resultando em aumento de nebulosidade e chuvas. A instabilidade começará a afetar partes do estado já na quinta-feira, e em algumas cidades a chuva só deve chegar nas primeiras horas da sexta-feira, com risco de temporais isolados.
Este período do ano, caracterizado pela primavera e pelo início do verão, é historicamente marcado por uma maior frequência de tempestades no Rio Grande do Sul. A atmosfera aquecida e instável dessa época torna o ambiente propício para eventos meteorológicos severos.
Mudança no Tempo no Rio Grande do Sul enfrenta Frente Fria
A chegada da frente fria marca uma mudança no padrão climático, com um aumento na ocorrência de tempestades. Esse sistema será mais intenso na Metade Norte do estado, especialmente na sexta-feira, e indica uma tendência de maior instabilidade climática com a chegada da primavera, que ocorre oficialmente no domingo às 9h44.
O tempo começará a mudar na tarde desta quinta-feira, avançando para áreas do Leste gaúcho até o final do dia, com pancadas de chuva isoladas e eventuais temporais devido às altas temperaturas. A maior instabilidade ocorrerá entre a noite de quinta, a madrugada e a manhã de sexta-feira, quando a frente fria avançará pelo estado trazendo nuvens carregadas, raios, chuva intensa e probabilidade de temporais isolados.
Quais São as Principais Regiões Afetadas?
A frente fria trará chuvas no Oeste, Sul e áreas do Centro do estado no final da tarde e noite de quinta-feira. Entre a madrugada e manhã de sexta-feira, o sistema levará chuvas para as demais áreas do estado.
- No Oeste e Sul, as precipitações começarão no final da tarde e noite de quinta-feira.
- No Leste e Norte, as chuvas e temporais deverão ocorrer entre a madrugada e manhã de sexta-feira.
Quantos Milímetros de Chuva Estão Previstos?
Os dados indicam que a precipitação variará entre 20 mm e 50 mm na maior parte do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos, no entanto, podem ser registrados volumes entre 50 mm e 80 mm, conforme a análise da MetSul Meteorologia.
O sistema frontal deve ainda atingir Santa Catarina e o Paraná entre sexta e sábado, mas com menos intensidade. Apesar disso, chuvas fortes e temporais localizados não estão descartados nesses estados, embora os volumes sejam menores do que os esperados no Rio Grande do Sul.
Quais os Riscos de Temporais Isolados?
A probabilidade de temporais isolados é alta. Diferentes pontos do estado podem experimentar granizo e vendavais localizados, considerando a rapidez do deslocamento da frente fria. A região da Grande Porto Alegre, em especial, pode enfrentar temporais na madrugada de sexta-feira.
- Possibilidade de alagamentos causados por chuvas intensas.
- Danos por queda de granizo e ventos fortes.
- Cortes de luz em diferentes locais do estado.
A MetSul Meteorologia disponibiliza alertas e informações meteorológicas por meio de canais no WhatsApp, assim como previsões detalhadas e exclusivas, permitindo que os gaúchos estejam preparados para enfrentar a instabilidade climática.