Cientistas descobrem novo método para acabar com os efeitos da bebedeira

Beber e se divertir durante a noite é um dos métodos que diversas pessoas utilizam para dar fim ao estresse causado pela semana, porém, lidar com os efeitos da bebedeira pode ser uma tarefa difícil.

Recentemente, uma equipe de cientistas dos Estados Unidos descobriram um método inovador, capaz de acabar com os efeitos causados pelo álcool.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade Southwestern, no Texas, Estados Unidos, fizeram um teste que envolveu camundongos e um hormônio produzido pelo corpo humano.

Cientistas realizam testes em camundongos

Doses de FGF21, hormônio produzido pelo fígado que regula o balanço energético e a homeostase de glicose e lipídios, foram injetadas nesses animais, que estavam com quantidades de etanol em seus corpos. O artigo do estudo foi publicado no dia 7 de março na revista científica Cell Metabolism.

Pouco tempo depois dos camundongos terem o hormônio injetado, os cientistas analisaram que os efeitos causados pelo álcool, como a inconsciência e falta de coordenação motora, passaram mais rápido do que o tempo comum.

“Mostramos ainda que, aumentando as concentrações de FGF21 ainda mais por injeção, podemos acelerar drasticamente a recuperação da intoxicação. O FGF21 faz isso ativando uma parte muito específica do cérebro que controla o estado de alerta”, diz em comunicado o autor sênior do estudo, Steven Kliewer.

Esse hormônio já é produzido naturalmente pelo corpo humano, mas ter uma dose extra pode ser muito positivo. “Esses resultados sugerem que essa via FGF21 fígado-cérebro evoluiu para proteger contra a intoxicação induzida por etanol e que pode ser direcionada farmaceuticamente para o tratamento de envenenamento agudo por álcool”, escreveram os pesquisadores no estudo. Em outras palavras, com esse hormônio, o processo de desintoxicação do álcool ocorre mais rápido.

Esse estudo é um dos muitos que têm sido realizados nos últimos tempos. Em dezembro de 2022, cientistas descobriram que tomar uma pílula antes de consumir álcool, pode diminuir os efeitos da bebedeira.

Essas descobertas podem ser positivas para muitos, que desejam diminuir os efeitos da embriaguez e manter sua consciência.