Escola gaúcha suspende aulas após surto de Covid-19

As autoridades de saúde recomendaram a suspensão das aulas presenciais na Escola de Educação Infantil Lyra das Crianças, em Estância Velha, após a confirmação do surto de Covid-19. A escola realizou testes em todos os alunos, professores e funcionários e identificou que 30 funcionários e sete alunos testaram positivo para a doença.

 A medida visa evitar a propagação do vírus e garantir a segurança da comunidade escolar. A escola seguirá monitorando a situação e avaliará a possibilidade de retomada das aulas presenciais conforme as orientações das autoridades de saúde.

“Os primeiros casos entre os professores começaram a surgir na terça, dia 21. Na sequência, pais começaram a notificar que seus filhos também positivaram. Hoje [quinta-feira], pedimos para que a Vigilância em Saúde realizasse uma testagem em massa, quando confirmaram estes 30 casos entre os nossos servidores”, explicou Gustavo Guedes, secretário de Educação.

Nesta sexta-feira, a Vigilância de Saúde deve dar à Secretaria de Educação e Cultura  (Semec) do município uma recomendação para limpar a  escola devido à epidemia de Covid-19 entre alunos, professores e funcionários. A Semec pede aos pais que fiquem atentos e, caso seus filhos desenvolvam sintomas gripais, que entrem em contato imediatamente com o posto de saúde ou médico local  para avaliação e testagem.

Medidas de prevenção

As medidas para combate e prevenção da Covid-19 são importantes para evitar a disseminação da doença. As principais medidas recomendadas pelas autoridades de saúde incluem:

  1. Uso de máscara: É recomendado o uso de máscaras de proteção em ambientes públicos, transporte coletivo e em locais onde há aglomerações. As máscaras devem cobrir o nariz e a boca e devem ser trocadas regularmente.
  2. Distanciamento social: É importante manter uma distância segura de outras pessoas, evitando aglomerações e mantendo pelo menos 1 metro de distância entre as pessoas.
  3. Higiene das mãos: Lavar as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou usar álcool em gel 70% é uma das medidas mais eficazes para prevenir a Covid-19.
  4. Ventilação dos ambientes: Ambientes bem ventilados, com circulação de ar adequada, podem ajudar a reduzir a propagação do vírus.
  5. Testagem e isolamento: As pessoas que apresentam sintomas de Covid-19 devem buscar atendimento médico e realizar o teste para diagnóstico da doença. Em caso de resultado positivo, é importante seguir as recomendações médicas e ficar em isolamento para evitar a disseminação do vírus.
  6. Vacinação: A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenir a Covid-19. As vacinas disponíveis são seguras e eficazes, e a recomendação é que todas as pessoas elegíveis recebam a vacina.

Imagem: Reprodução / OPAS