Como tirar a segunda via do CPF pela internet? Veja passo a passo!

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) serve para registrar toda e qualquer pessoa que vive no Brasil, independente da sua nacionalidade. O processo de solicitação de primeira ou segunda via é bem simples e pode ser realizado pela internet.

O documento físico de plástico na cor azul que contém apenas os 11 números do CPF, segundo o Governo Federal, não é mais emitido. A versão on-line, que pode ser consultado e imprimido através do aplicativo Pessoa Física, tem a mesma veracidade do impresso e é aceito em todo território nacional.

1. Como tirar a primeira via do CPF pela internet?

Você pode solicitar a primeira via do CPF pelo site da Receita Federal, caso não exista nenhuma inscrição em seu nome. Você precisará ter em mãos um documento válido com foto (RG) e comprovante de residência.

Existe um site diferente para cada tipo de solicitação, então, escolha o link que esteja de acordo com o seu caso:

  1. Formulário padrão para brasileiros residentes no Brasil;
  2. Formulário para brasileiros residentes no exterior;
  3. Formulário para estrangeiros.

Se você optou pela primeira opção, sendo um brasileiro residente no país, que é a situação mais comum, basta preencher todos os campos obrigatórios do formulário e enviar para a Receita Federal. Você receberá dentro de algumas horas um e-mail com o número do seu CPF emitido pelo próprio órgão.

2. Como tirar a segunda via do CPF pela internet?

Se você já tem o documento e precisa gerar um comprovante, também pode solicitar pelo site da Receita Federal. Como não é mais emitido no formato físico, você mesmo deve providenciar a impressão, caso queira.

Além do site, a forma mais simples de gerar a segunda via do CPF é através do app Pessoa Física. Nele, basta preencher os dados da primeira tela, CPF e data de nascimento.

No topo do app, você pode clicar no ícone de ‘nuvem’ para baixar o comprovante no seu celular, ou solicitar a segunda via detalhada, tocando no ícone do ‘documento’. Para essa segunda opção, você terá que informar o número do Título de Eleitor, nome da mãe e o número do recibo da última declaração do IRPF.