Conheça as cidades que mais atraem turistas no RS
Se você busca conhecer mais do próprio Brasil e ainda assim um pouco da Europa, o Rio Grande te oferece excelentes opções que reunem o melhor de cada um.
Aqui, reunimos as cidades que mais chamam a atenção dos turistas e que oferecem história, culinária e atrações para todos os gostos durante todo o ano.
Caxias do Sul
A cidade leva muito a sério a herança italiana dos imigrantes que a formaram. Somado ao tradicional rodízio de galeto, Caxias oferece vinícolas prestigiadas e uma arquitetura inesquecível.
A Festa da Uva é parte de sua identidade, com apresentações da culinária e artistas locais.
Gramado
Impossível de não ser mencionada e com arquitetura europeia vibrante, Gramado é especialmente convidativa nos períodos de inverno e no Natal. Maio e abril são os meses mais baratos e onde já se pode curtir o clima local bem ameno.
Para amantes da sétima arte, há 51 anos inimterruptos a cidade abriga o Festival de Cinema de Gramado, um dos principais da América Latina. O mais democrático prêmio do cinema nacional premia anualmente os vencedores de suas categorias com o Kikito.
Bento Gonçalves
A cultura-mãe e predominante até hoje na cidade é de influência italiana. Vinho, fartura e hospitalidade se fazem presente durante toda a estadia aqui.
O bairro de São Pedro abriga os Caminhos de Pedra, com a disposição de casas construídas com o material oferecidas ao viajante em sua paisagem.
Canela
A natureza vibrante é o carro-chefe da cidade vizinha de Gramado. A Cachoeira do Caracol, localizada no parque de mesmo nome possui 131 metros de exuberância. O parque ainda dispõe de teleféricos e modernas atrações disponíveis ao público.
O Mundo a Vapor é um museu local que possui máquinas a vapor que ainda estão em pleno funcionamento e uma locomotiva. Para os aventureiros, uma trilha no Parque da Ferradura deve estar no roteiro.
Pelotas
Na época em que a carne de charque era o forte da economia local, a cidade era a capital involuntária da produção.
A arquitetura preservada é da época colonial, evidente em casarios como o Teatro Guarany e a Catedral Anglicana.