Conheça os cinco terremotos mais fortes do mundo

Nesta segunda-feira (6), a Turquia foi atingida por um terremoto de magnitude 7,8, o que causou a morte de mais de 600 pessoas. Com a tragédia, muitos relembraram de alguns dos terremotos mais fortes da história.

A seguir, confira a lista dos cinco maiores terremotos do mundo, fornecida pelo BBC NEWS.

Cinco terremotos mais fortes do mundo

1 – Terremoto de Valdivia (Chile)

No dia 22 de maio do ano de 1960, a população Chilena foi atingida pelo maior terremoto do planeta, com magnitude de 9,5.

Segundo dados do Serviço de Pesquisa Geológica do Estados Unidos (USGS), cerca de 1,6 mil pessoas morreram, 3 mil ficaram feridas e 2 milhões ficaram desabrigadas no sul do país.

Após o ocorrido, a geografia do país mudou. Populações sumiram, outras subiram e diversos rios mudaram seu curso.

2 – Sismo do Alasca (EUA)

O Sismo do Alasca, um dos maiores terremotos da história com magnitude 9,2, ocorreu no dia 27 de março de 1964. O evento foi seguido por um tsunami e matou cerca de 130 pessoas. O tremor durou por aproximadamente quatro minutos e meio.

3 – Sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 (Sumatra, Indonésia)

Com magnitude de 9,1, esse terremoto atingiu a costa oeste da ilha de Sumatra, no dia 26 de dezembro de 2004. O terremoto também atingiu 14 países do Sul da Ásia e do leste da África. Cerca de 230 mil pessoas desapareceram ou morreram.

4 –  terremoto de Fukushima (Honshu, Japão)

No dia 11 de março de 2011, cerca de 15,7 mil pessoas foram mortas pelo terremoto de Fukushima de magnitude 9, que atingiu a costa leste de Honshu, maior e mais populosa ilha do Japão.

Mais de 130 mil pessoas ficaram desabrigadas por conta da tragédia, 4,6 mil foram dadas como desaparecidas e 5,3 mil foram feridas.

5 – Kamchatka (Rússia)

No dia 4 de novembro de 1952, um dos maiores terremotos da história atingiu Kamchatka, Rússia. Nenhuma morte foi registrada, pois a população era pouco povoada.

O terremoto tinha 9 de magnitude e também atingiu o Havaí.