Taxa de Juros do Brasil está entre as 5 maiores do planeta! Veja ranking

Na última quarta-feira (1), foi declarado que a taxa de juros será mantida em 13,75%. A informação foi dada pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Após a informação, o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva, do PT, fez uma série de críticas ao Copom. “É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira”, disse o petista.

“Tem muita gente que fala: ‘Pô, mas o presidente não pode falar isso’. Ora, se eu que fui eleito não puder falar, quem que eu vou querer que fale? O catador de material reciclável? Quem que eu vou querer que fale por mim? Não. Eu tenho que falar. Porque quando eu era presidente eu era cobrado”, completou o presidente da república.

Além do petista, muitos brasileiros não estão satisfeitos com a atual taxa de juros do país.

Taxa de juros do Brasil ultrapassa a de todos os outros países

Com a taxa de juros próxima dos 14%, o Brasil segue liderando, pela quarta vez, o ranking de países com o maior juro real mundial. Em seguida está o México, com 5,53%, o Chile, com 4,71%, a Colômbia, com 3,04% e Hong Kong, com 2,35%.

Ao ser questionado, o BC deu a seguinte declaração sobre a taxa de juros: “Reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e, em grau maior, de 2024.”

Cada vez que ocorre um aumento na taxa de juros, a condição de vida dos brasileiros piora, pois impede o crescimento econômico, o que gera desemprego, e consequentemente, pobreza.