Coritiba fica perto de fechar com meia do futebol europeu

Em busca de reforços para a sequência da Série B, o Coritiba vê no mercado europeu uma alternativa para melhorar a equipe. E quem está muito perto de assinar é o meia Josué, português de 33 anos, que estava no Legia Varsóvia, da Polônia. A informação inicial é do jornalista Rogério Scarione, da Jovem Pan.

Carreira de Josué, possível novo reforço do Coritiba

Revelado pelo Porto, onde se profissionalizou em 2008, o jogador passou por equipes menores de Portugal, como Covilhã, Penafiel, Paços de Ferreira e Braga. Também jogou no VVV-Venlo, da Holanda, Bursaspor, Galatasaray, Osmanlispor e Akhisar, todos da Turquia, e Hapoel Beer Sheva, de Israel, até chegar em 2021 ao futebol polonês.

Em três temporadas pelo Legia Varsóvia, Josué registrou uma impressionante performance com 130 jogos, 29 gols marcados e 32 assistências. Seus números o levaram a ser considerado o melhor estrangeiro no campeonato polonês e capitão da equipe. Com o término do contrato, Josué optou por não renovar, abrindo caminho para sua possível chegada ao Coxa.

Por que o Coritiba busca reforços internacionais?

Assim como no ano passado, o Coritiba busca nomes fora do radar padrão do futebol brasileiro. Em 2023, trouxe jogadores como o volante Samaris e os atacantes Slimani e Jesé Rodriguez. A diferença agora é que o reforço chega ainda no meio da janela de transferências e estava em alto rendimento até recentemente. Esta abordagem é uma tentativa do clube de driblar as adversidades do mercado, trazendo peças importantes para áreas carentes do elenco.

O técnico Jorginho comentou sobre a necessidade desses reforços, destacando a importância de trazer jogadores experientes para complementar um grupo muito jovem. “Já falamos sobre reforços. Nossa diretoria está muito atenta, mas não é tão simples, as coisas estão extremamente caras. Tem jogadores que não querem vir, e isso é natural. Mas, temos conversado diariamente por possibilidades que possam surgir para reforçar. Isso é importante para o grupo, que é muito jovem. Por isso é importante trazer nomes experientes”, disse o treinador.