CPFs vazaram na internet; Saiba como proteger seus dados

Várias polêmicas envolvendo o vazamento de CPFs vêm preocupando os brasileiros há anos. O Cadastro de Pessoas Físicas tem sido usado por cibercriminosos para praticar golpes de phishing, quando há roubo de informações pessoais. Continue lendo para saber como proteger os seus dados.

Criminosos têm usado dados como nome completo e data de nascimento das vítimas para se passar por um serviço real e assim obter mais dados da pessoa a fim de solicitar empréstimos, senhas, dinheiro e outras ações. 

Em 2021 houve um megavazamento de dados que expôs o CPF de milhares de brasileiros. Cerca de 220 milhões de pessoas listadas no banco de dados foram expostas. Em 2019, um hacker fez um leilão de dados de mais de 90 milhões de brasileiros na dark web. O lance inicial partia de R$ 80 mil. 

Como se proteger do vazamento de dados e CPF

É fundamental proteger seus dados e evitar possíveis vazamentos que podem trazer problemas futuros para os brasileiros. 

Verifique o site em que está inserindo seus dados – Sempre que você precisar inserir seus dados para se cadastrar em algum site, confira saber se ele é realmente confiável. Se for o endereço de algum e-commerce ou órgão conhecido, confira se o link é realmente o da loja oficial. Além disso, é possível observar no canto esquerdo da tela, ao lado do endereço, se aparece o desenho de um cadeado, isto garante que o site é confiável. 

Faça uso de senhas seguras – Utilizar senhas fortes e únicas para cada plataforma é mais uma garantia de que seus dados não sejam expostos por aí. Também é recomendado que o usuário cadastre novos fatores de autenticação para garantir o acesso aos aplicativos e sites. 

Monitore seu CPF – Cada cidadão deve monitorar atentamente o uso do seu nome. É possível consultar as movimentações do seu Cadastro de Pessoa Física através da plataforma do Banco Central. A ferramenta monitora todos os usos dos seus dados no Brasil e no mundo.