Decisão de Lula afeta população do RS

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), divulgou na segunda-feira (13) que a taxa de juros máxima para empréstimos consignados para beneficiários do INSS será reduzida de 2,14% para 1,7%.

Ele compartilhou o anúncio em sua conta no Twitter, enfatizando que a redução dos juros é uma das principais metas do governo e se oferecendo para ajudar na queda das taxas. A alta taxa de juros dos empréstimos consignados é alvo de críticas generalizadas entre os membros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O que isso significa?

Em termos práticos, a redução da taxa de juros para empréstimos consignados do INSS significa que os beneficiários aposentados terão acesso a empréstimos com parcelas mais baratas. Considerando que as taxas de juros para empréstimos consignados do governo já costumam ser menores, é possível que essa opção tenha se tornado ainda mais atrativa. Além disso, o pagamento das parcelas é feito diretamente no benefício.

A decisão de reduzir a taxa de juros foi tomada durante uma reunião entre o ministro Carlos Lupi e o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). De acordo com Lupi, a decisão foi aprovada por 12 votos a 3.

O encontro realizado pelo ministro Carlos Lupi teve a presença de sindicatos que fazem parte do conselho. A maioria dos representantes dessas entidades se posicionou a favor da redução dos juros, que foi formalizada através de uma carta (íntegra – 67 KB). Lupi ainda declarou que tem interesse em revisar a taxa de juros para empréstimos em fevereiro de 2023.

Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert