Dengue causa primeira morte no RS em 2023

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que ocorreu nesta quinta-feira (16) a primeira morte por dengue no Rio Grande do Sul em 2023. A vítima foi uma mulher, de 49 anos, residente de Bento Gonçalves. O óbito foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo o Lacen, a paciente começou a apresentar os sintomas no dia 9 de março. Sua entrada no hospital foi na última terça (14) e o óbito ocorreu apenas um dia depois, na quarta-feira (15). Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

Primeira vítima de dengue em 2023

No dia 9 de março, a vítima começou a apresentar múltiplos sintomas do vírus, com febre, náuseas, vômitos, dor muscular, dor de cabeça, dispneia, falta de apetite e dor abdominal. A mulher tinha histórico de hipertensão arterial.

Segundo os dados da SES nesta quinta-feira, já foram confirmados 873 casos autóctones (quando o contágio ocorreu dentro do estado) de dengue no Rio Grande do Sul em 2023. Os primeiros três meses do ano seguem a tendência de 2022, que teve os maiores índices da doença em todos os anos de registro.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou algumas medidas que serão tomadas para o combate à dengue em 2023. Será realizado um investimento no valor de R$ 5,5 milhões para ações de combate a arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika) em diversos municípios do estado.

O repasse será investido em ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para “qualificar o diagnóstico e o atendimento à população, além da prevenção à circulação do mosquito”, aponta o governo do estado.

Como prevenir a dengue?

A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada. Dessa forma, acabar com esses pontos é um trabalho essencial para qualquer residência. A Secretaria Estadual de Saúde informa as principais medidas que a população pode tomar para prevenir a doença. Algumas das recomendações são:

  • Eliminar água parada em vasos de plantas e pratinhos;
  • Manter caixas d’água sempre tampadas;
  • Limpar as calhas da casa;
  • Proteger pneus da chuva e secá-los quando molhados
  • Trocar a água dos animais de estimação;