Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro começa neste domingo

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro começam neste domingo, o desfile é o mais esperado de todo o carnaval brasileiro. Neste primeiro dia, 6 escolas passarão pela Marquês de Sapucaí.

A primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí é a Império da Tijuca, campeã do Grupo de Acesso em 2013 e ganhou o direito de desfilar no Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2014. A agremiação trará o samba-enredo “Batuk” do carnavalesco Júnior Pernambucano, que coloca novamente um samba com base africana na passarela.

A segunda a entrar na Marquês de Sapucaí é uma das mais populares agremiações do Rio de Janeiro, a Acadêmicos da Grande Rio, com o samba-enredo “Maricá” sob a visão da cantora paulista Maysa, que viveu em Maricá no litoral fluminense nos anos 70, a passagem da cantora na cidade ganhou até uma série realizada pela Rede Globo em 2008.

carnaval_2014

A terceira a passar pelo sambódromo neste domingo é a São Clemente, com o samba-enredo “Favela” que contará a origem e o cotidiano nas favelas cariocas, com o início na Guerra de Canudos. Um dos carros alegóricos representará um baile funk e um churrasco na laje, cenas típicas vistas nos morros cariocas.

A quarta escola a entrar na Marquês de Sapucaí é a Estação Primeira de Mangueira, com o samba-enredo que vai falar sobre as festas brasileiras realizadas em espaços abertos que acabam sempre em um grande palco, algumas das festas que serão representadas na avenida são festa junina, folia de reis, festa da uva, o boi de Parintins, congada, réveillon de Copacabana e a Parada Gay.

A quinta a desfilar é a Acadêmicos do Salgueiro, contará a história da criação da Terra a partir dos quatro elementos, terra, água, fogo e ar, com o samba-enredo “Gaia, a vida em nossas mãos”. A proposta da agremiação é mostrar como utilizar energia sustentável e como conseguir qualidade de vida nas cidades grandes.

A última a entrar na Marquês de Sapucaí neste domingo é a Beija-Flor, vice-campeã do Grupo Especial em 2013. Que fará uma homenagem a uma das figuras mais importantes da comunicação do Brasil, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. O samba-enredo “O astro iluminado da comunicação brasileira”, contará a evolução da comunicação desde a Mesopotâmia.