Eleições 2022 no RS: saiba o que pode e não pode no dia da votação

0

Com a proximidade das eleições, muitas dúvidas vão surgindo para os eleitores. Dentre as principais questões está o que é e o que não é permitido levar para as eleições realizadas no dia 2 de outubro no Rio Grande do Sul. Confira abaixo as respostas para algumas das questões mais frequentes entre os eleitores. 

Quais documentos é preciso levar no dia? 

Além do título de eleitor, é recomendado que o cidadão leve um documento oficial com foto, seja carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação (CNH). 

Pode ir votar sem o título?

Sim, é possível ir votar sem o título de eleitor, desde que o eleitor saiba seu local de votação e leve um documento oficial com foto. 

Quem não votou em 2020 pode votar em 2022?

Aqueles que não votaram nas eleições municipais de 2020 também podem votar normalmente este ano, mesmo que não tenha justificado ou pago a multa necessária. Isto acontece porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu as sanções previstas em razão da pandemia da covid-19. 

Até que horas pode votar?

A votação para as eleições de 2022 acontece das 8 horas às 17 horas no Rio Grande do Sul e demais estados. Apenas eleitores do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e Pará terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.

Pode votar com a camisa do Brasil?

Sim, o TSE permite que os eleitores utilizem símbolos de partidos e candidatos, adesivos, broches e outros objetos que façam menção a sua opção de voto, desde que se caracterize como uma demonstração individual e silenciosa da preferência política.

É possível votar apenas para um cargo?

Os eleitores podem sim votar para apenas um dos cargos disponíveis na eleição caso queiram deixar os demais em branco. Neste caso, apenas o voto válido será computado. 

É possível levar celular ou câmera para a urna? 

Não, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor deverá entregar seu celular ou outro aparelho eletrônico antes de entrar na cabine de votação no dia da eleição.