Eleições 2022: urnas eletrônicas começam a ser carregadas pelo TRE/RS

Nesta sexta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) deu início ao carregamento das urnas que serão usadas nas eleições de outubro. O carregamento começou com as 296 urnas usadas na 111ª Zona Eleitoral, de Porto Alegre. O total equivale a 10% dos equipamentos necessários para viabilizar a realização do pleito na Capital.

O processo consiste, basicamente, na inserção do software fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – já carregado com as informações dos candidatos – nos equipamentos fornecidos às zonas eleitorais gaúchas. O trabalho vai se repetir nas urnas que serão enviadas ao interior. A atividade, como um todo, deve ser encerrada no dia 26 de setembro.

Segundo o presidente do TRE-RS, desembargador Francisco Moesch, o software carregado nas urnas, a partir de hoje, foi verificado por diversas entidades, sem que nenhuma falha fosse encontrada. Neste momento, a principal preocupação da Justiça Eleitoral é garantir a transparência e segurança do processo.

Como ocorre o processo de carregamento das urnas eletrônicas?

“Na semana das Eleições, todas as urnas são ligadas. Verificamos, sem tirá-las das caixas, se o relógio está certo, se a informação de correspondência – que é um controle para evitar por uma urna falsa – está correta. Com isso, garantimos que elas estão realmente prontas e sem nenhum tipo de erro. Na antevéspera do pleito, levamos os equipamentos aos locais de votação”, explica o secretario de tecnologia do TRE, Daniel Wobeto.

Em Porto Alegre, o TRE usará o modelo novo das urnas. Nas demais cidades, será o antigo. A expectativa é de que o resultado final do pleito seja conhecido até as 22h do dia 2 de outubro.